Sobre

O que é o Programa de Educação Tutorial?

Iniciado em 1979 na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES, o PET – Programa de Educação Tutorial – foi transferido em dezembro de 1999 para a Secretaria de Educação Superior do Ministério da Educação, ficando sob a responsabilidade da Coordenação de Relações Acadêmicas da Graduação do Departamento de Modernização e Programas da Educação Superior - DEPEM. O PET é desenvolvido por grupos de estudantes, com tutoria de um docente, organizados a partir de cursos de graduação das Instituições de Ensino Superior do país, sendo um grupo por curso, orientados pelo princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e da educação tutorial.


Ensino, Pesquisa e Extensão


O PET Administração Pública, seguindo as diretrizes do programa fundamentado pelo MEC fundamentou suas atividades neste "tripé" e, a partir dele desenvolve suas atividades visando o aprimoramento do curso e a criação de canais de ligação entre Universidade e Sociedade.


Vejamos a seguir algumas destas atividades:


Ensino: Atividades de ensino são aquelas que visam a complementação do ensino de graduação;

Pesquisa: Através da pesquisa, o aluno pode desenvolver seu potencial e cada vez mais inserir-se no mundo científico. O Petiano deverá ter uma pesquisa individual e simultaneamente coletiva (atividade de pesquisa do grupo);
Extensão: A Extensão é o processo educativo, cultural e científico que articula o ensino e a pesquisa de forma indissociável e viabiliza a relação transformadora entre a Universidade e a Sociedade. A Extensão possibilita que a comunidade acadêmica encontre na sociedade conhecimentos enriquecedores para sua formação, ao mesmo tempo em que beneficia esta sociedade, com os conhecimentos acadêmicos adquiridos nos bancos da Universidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário